AVANÇA PROJETO DA BR 392 ENTRE SANTO ÂNGELO E SANTA MARIA

Trecho de cerca de 235 quilômetros terá impacto direto e indireto em 18 municípios gaúchos. Audiência pública debaterá relatório ambiental

A empresa EST - Serviços Técnicos e Engenharia –, contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) para elaboração do estudo ambiental da BR 392 entre Santo Ângelo e Santa Maria, esteve reunida com o Governo Municipal, para tratar da audiência pública de apresentação do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da obra de cerca de 235 quilômetros de extensão.
A reunião foi para acertar detalhes visando a mobilização da população que será contemplada com o empreendimento federal. Santo Ângelo será um dos três dos 18 municípios que serão impactados pela obra a sediar os debates.
A visita dos técnicos da empresa é uma resposta ao pleito do prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa, apresentada ao ministro-chefe da secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, Paulo Pimenta, em fevereiro deste ano, em viagem à Brasília. A obra já havia sido articulada por Pimenta, ainda em 2013, na época, com um custo estimado em R$ 1,2 bilhão.
Em março 2017, o deputado, hoje ministro, esteve em Santo Ângelo, em visita ao prefeito Jacques, e a construção da rodovia foi considerada pauta prioritária para ambos. “Esta rodovia aliada à construção da ponte internacional irá permitir um novo eixo de desenvolvimento econômico para o Estado e às Missões, servindo como corredor de transporte continental, interligando países do MERCOSUL, pelos portos de Rio Grande [Brasil], de Santa Ana [Argentina] e Antofagasta [Chile], reduzindo custos com logística de transporte e uma porta de entrada para alavancar o turismo”, assinalou Jacques.
Segundo educador ambiental da EST, Cauã Canabarro, os estudos do impacto da obra no meio ambiente estão na fase final de conclusão e já pré-aprovados pelo IBAMA, sendo as audiências públicas a última etapa para a aprovação final do órgão de fiscalização ambiental.
Participaram da audiência o vice-prefeito Volnei Teixeira, o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Cléberson Taborda, o chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi, e pela empresa, Patrícia Gorgulho e Andréia Mello.

Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes